Lista de Atividades

Hoje iremos falar sobre uma ferramenta muito utilizada na gestão de projetos, que é a lista de atividades.

A lista de atividades é muito util e também muito simples, no contexto do Gerenciamento de Projetos e descrição do PMBOK® é apenas uma tabela documentada de atividades do cronograma que mostra a descrição da atividade, o identificador da atividade e uma descrição suficientemente detalhada do escopo do trabalho para que os membros da equipe do projeto compreendam que trabalho deverá ser realizado.

A lista de atividades de um projeto deve ser ampla e não deixar de lado nenhuma das tarefas que se pretende realizar em seu cronograma.

Mas não deve incluir aquelas atividades que não são necessárias para se atingir o escopo definido para o projeto como um todo.

Uma lista de atividades de gerenciamento de projetos deve detalhar alguns pontos importantes de cada uma delas, os chamados atributos da atividade, como um identificador, uma descrição do escopo de trabalho em cada atividade a ser realizada e os recursos necessários para executá-las, entre outros.

Vamos analisar alguns desses atributos separadamente:

  • Identificador da atividade: é a maneira como ela será chamada durante o projeto. O ideal é dar um nome para a atividade sempre no infinitivo.
  • Escopo da atividade: é a descrição mais detalhada do que deverá ser entregue pelos membros da equipe para que a atividade possa ser considerada finalizada.
  • Requisitos de recursos da atividade: é preciso definir que recursos serão usados e as quantidades necessárias para que a atividade seja realizada adequadamente.
  • Atividades predecessoras, sucessoras e relações lógicas: determinar as palavras-chave é uma atividade predecessora.
  • Datas limite: é fundamental, ao fazer a lista de atividades no gerenciamento de projetos, que já se apontem as datas de início e término de cada uma delas.
  • Restrições e premissas: para que os encarregados de cada atividade possam executá-las dentro das expectativas e do escopo final do projeto. restrições e premissas são de grande ajuda.
  • Responsáveis pelas atividades: evidentemente definir os responsáveis pela execução das atividades, sejam eles pessoas ou equipes, é imprescindível para que o projeto possa ser executado e monitorado, além de permitir que os demais colaboradores saibam a quem se dirigir caso de uma atividade predecessora da sua não estiver dentro do prazo ou não atender ao escopo.

Normalmente essa lista é criada ao se detalhar os pacotes de trabalho definidos na EAP (Estrutura Analítica do Projeto) em componentes menores, ou seja, especificar/detalhar todas as atividades que serão necessárias para executar aquele pacote.

Você lembra do post sobre a EAP? (Se não, clica no link e leia o artigo sobre esta ferramenta)

Na EAP, os pacotes de trabalho são nomeados utilizando um SUBSTANTIVO, já aqui na Lista de Atividades, a prática indicada é utilizar o INFINITIVO, assim ficam mais claras.

Ficou claro para você como criar uma lista de atividades para o gerenciamento de projetos?

Se mesmo assim você estiver com dúvidas, entre em contato conosco da FLEXSS Service e Solutions que vamos te orientar.

Ah! E não esqueça, salve esse artigo que vamos falar mais sobre este assunto!

O Material, foi enviado no seu e-mail de Cadastro, por favor verifique seu e-mail.


Atenciosamente: Equipe Flex Service & Solutions.