Ishikawa

Diagrama de Ishikawa também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Espinha de Peixe possui uma representação gráfica que permite a organização das informações, possibilitando a identificação das possíveis causas de uma determinada causa, problema ou efeito.

O formato do diagrama lembra o esqueleto de um peixe, cada um dos ossos laterais sendo as causas. O problema final estará na cabeça do peixe.

Ishikawa

Muito utilizado para identificar diferentes passos e causas em falhas de um projeto, visando demonstrar como os aspectos de controle de qualidade podem afetar o processo.

Na construção da estrutura do Diagrama de Causa e Efeito é comum buscar agrupar as várias causas nos agrupamentos clássicos (“famílias de causa”) conhecidos como os 6 Ms :

Máquinas

Apesar de apresentarem um trabalho mecanizado e padronizado, é possível que o problema tenha sido causado por um erro proveniente do maquinário utilizado para a produção. Logo, aqui deve-se considerar como fator o funcionamento correto das máquinas, assim como sua utilização adequada.

Método

Esta categoria diz respeito às possíveis causas para erros em relação à metodologia e os procedimentos escolhidos para a execução do trabalho. Nesse campo serão inseridas todas as causas que possam ter influenciado o problema a acontecer, sejam elas a partir da utilização incorreta da metodologia ou alterações na forma de trabalhar.

Materiais

Será que a qualidade do material reduziu? Deveríamos substituí-lo ou trocar o fornecedor? Esses são questionamentos válidos para essa categoria, que diz respeito à causas referentes à qualidade da matéria prima utilizada para a confecção do produto.

Mão-de-Obra

Algumas vezes, o erro pode ter ocorrido por conta de algum desvio por parte operacional. As causas mais comuns são falta de atenção, trabalho rotineiro, qualificação insuficiente e inadequada, no que tange os processos de trabalho. Nessa categoria são listadas as causas referentes as pessoas que estão envolvidas nos processos de produção.

Manutenção

Uma das causas para um problema, uma causa especial, um desvio, pode ser uma irregularidade de Manutenção, ou seja, alguma falha no mantenimento do equipamento, uma falha no cronograma de manutenção, por exemplo. Ao preencher essa categoria, deve-se levar em consideração todas as medidas, métricas, a calibração dos instrumentos de medição, assim como sua eficácia.

Meio Ambiente

Frequentemente esquecido, o meio ambiente pode influenciar e muito no produto final de um projeto. Seja sua iluminação, temperatura, umidade, localização dos equipamentos e instrumentos, posicionamento e dinâmica das pessoas colaboradoras. Se algum desses fatores estiver muito alterado, pode ser que essa seja a causa do problema.

Após selecionar as prováveis causas, colocá-las em ordem de importância e investigar a validade das causas identificadas, é necessário definir ações para eliminar ou reduzir a influência delas, a fim de resolver ou minimizar o problema.

Mas Como fazer?

Separei 5 passos para auxiliar na montagem do Diagrama:

  1. Decida o problema central
    Pode parecer um pouco básico, entretanto, é de suma importância que todas as pessoas colaboradoras tenham em mente qual o problema a ser enfrentado.
  2. Liste as causas
    Faça um brainstorming com a equipe e escreva em um pedaço de papel todas as possíveis causas levantadas para o problema. Não descarte nenhuma ideia.
  3. Categorize as causas
    Trace linhas da seta central (ficará parecendo o esqueleto de um peixe), encaixando as seis principais categorias nela. Quando todos os 6M estiverem colocados no diagrama, comece a desenhar linhas menores em cada categoria, encaixando as causas gerais dentro da categoria mais adequada.
  4. Pergunte
    Para cada causa colocada na categoria, pergunte às outras pessoas “Por que isso acontece?”. Vá listando razões para tais causas e adicione mais causas gerais se elas forem surgindo com a pergunta. Pergunte até que não haja mais espaço ou respostas a serem dadas.
  5. Revise
    Peça à equipe para verificar se há espaços ou brechas no diagrama, se há algo que possa ser acrescentado ou se há lugares que ainda possam ser melhor reforçados.

Como vimos, o diagrama de Ishikawa é uma ferramenta importante de controle de qualidade e solução de problemas. Porem contem bastante detalhes.

Mas Nos da Flexss Service Solution estamos aqui para auxilia-lo no que precisar. Entre em contato com nossa equipe para qualquer dúvida

O Material, foi enviado no seu e-mail de Cadastro, por favor verifique seu e-mail.


Atenciosamente: Equipe Flex Service & Solutions.