Estamos em nossa penúltima semana do mês das ferramentas e vimos bastante coisas até aqui.
Se tiver dúvidas volte nos outros artigos faça um resumo ou mapa mental, anote suas dúvidas e entre em contato conosco da Flexss.
Mas o nosso foco hoje é a metodologia de Gates ou de Portões, em tradução livre para o português, envolve o desenvolvimento de definições de projeto para que os proprietários consigam identificar e controlar os riscos, minimizar as ameaças, tomar decisões de investimentos e maximizar o potencial de sucesso em cada etapa do projeto, que é segmentado em Portões.
Cada fase do projeto, conhecida como stage-gate, é composta por uma lista de atividades específicas, cujos resultados darão suporte para a tomada de decisão de seguir ou não com o projeto. Quando a decisão tomada ao final de uma fase (stage-gate) é seguir com o projeto, então é aberto um “Portão” que libera uma nova fase, com outras atividades previamente descritas.
Geralmente quem aprova as aberturas dos Portões, ou seja, dá um OK para o projeto seguir com as próximas fases é o patrocinador ou um comitê especializado. Apesar da metodologia original (conhecida como FEL) sugerir 3 Gates, cada empresa pode fazer a adequação que melhor atenda a necessidade dos seus projetos.
Apesar de algumas empresas adotarem Portões nas etapas de execução, a ideia da utilização desta Metodologia é fornecer uma visão detalhada e verificar a viabilidade técnica e econômica do empreendimento antes de iniciar sua execução (quando os custos e riscos são menores), alinhando as atividades aos objetivos do projeto, promovendo maior eficiência no monitoramento controle dos projetos complexos, quando eles efetivamente começaram a ser executados.
Como retorno, tem-se a minimização dos riscos, aumento da confiança e maior facilidade na elaboração do plano de gerenciamento, fornecendo parâmetros prévios para o controle do projeto, possibilitando aos gerentes de projetos e às partes interessadas uma visão antecipada de riscos e uma análise preliminar mais precisa de tempo e custos.
Simples né? Então não esqueça de compartilhar este artigo com todos que conhece e nos acompanhe nas redes sociais.