O Método MoSCoW é um método utilizado na gestão, análise de negócios, desenvolvimento de software e gerenciamentos de projetos. Este método é utilizado para definir a prioridade e a importância das tarefas que compõem um projeto.
Para entender o escopo de um projeto, você precisa entender os requisitos primeiro. Quanto maior o escopo de um projeto, mais difícil se torna o rastreamento de todos os requisitos.
Fazer uso dessa técnica permite que todos stakeholders e membros do time acordem numa ordem de importância. Assim, as expectativas são ajustadas ao que será entregue como Mínimo Produto Viável (MVP) e quais atividades serão entregues posteriormente ou, até mesmo, que deixarão de ser entregues.
Existem 4 tipos possíveis de classificação de uma tarefa: Must Have, Should Have, Could Have e Wouldn’t Have. Cada uma dessas classificações origina-se no inglês, entretanto, possuem correspondentes no português que são: Tenho que fazer, Devo fazer, Poderia fazer, Não será feito (por enquanto).
A seguir, apresentamos o que caracteriza cada uma dessas ordens de importância, cabe lembrar que cada item abaixo é um. “Rótulo” para uma linha de trabalho, por isso recomendamos a Lista de Atividades.:
- Tenho que fazer (Must have)
Essa classificação, este rótulo, compreende os requisitos que são indispensáveis para a entrega, itens mandatórios. Elas são aquelas tarefas que vão agregar valor ao produto final, ao atendimento de requisitos, ou ainda, garantir o compliance da empresa. Ainda, esses itens são os que, se forem atrasados, todo o produto final atrasará em consequência disso. - Devo fazer (Should have)
Os itens que recebem esse rótulo são os que são importante, mas não são vitais do ponto de vista estratégico para o produto final. Isso significa dizer que eles não são críticos e que as necessidades do cliente podem ser atendidas de outra maneira, ou ainda, que se pode esperar um pouco mais para fazer essa entrega. - Poderia fazer (Could have)
Os itens desse tipo são as desejáveis, mas também não são essenciais do ponto de vista estratégico da entrega e da satisfação do cliente. Então, essas tarefas são as que podem ser atendidas quando houver tempo e também quando houver recursos disponíveis para poder finalizá-la. - Não será feito (por enquanto) (Wouldn’t have)
Os itens que recebem essa classificação são aqueles que ficam acordados entre o time e os stakeholders que são do tipo menos críticos, com menor retorno do investimento do produto final. Além disso, podem ser também vistas como não sendo adequadas para serem realizadas por algum tempo. Por meio dessa classificação, é possível evitar o crescimento desorganizado do escopo do projeto, o que confunde os desenvolvedores.
Para ser eficaz e fazer tudo como deve ser feito, você pode usar um método de priorização, já que nem todos os requisitos são iguais.
O método MoSCoW pode ajudar a esclarecer o escopo do projeto por meio da priorizado dos requisitos, de acordo com os seus respectivos níveis de importância.
As principais vantagens que podemos elencar ao fazer uso do método MoSCoW são:
- Possibilita a participação de stakeholders e time de desenvolvimento juntos
- Possui fácil compreensão
- Apresenta uma linguagem simples
- Ajuda a definir prioridades em projetos, inclusive os que já estão em andamento.
Já algumas desvantagens no seu uso são:
- O método de classificação pode ser muito subjetivo, caso o time não esteja em modo de cooperação
- É preciso que o serviço a ser entregue seja familiar, caso contrário, pode ser difícil classificar as tarefas
- Requer que o stakeholder tenha conhecimento sobre negócio.
Para essa técnica realmente funcionar, é preciso usar das outras classificações e não somente o Must Have! É importante sempre desenvolver o pensamento crítico sobre o que está sendo feito por parte do time e do que realmente precisa ser feito e entregue!
Então, use e abuse desta ferramenta mas não esqueça que tudo que é usado de forma errada traz resultados errados, fique sempre atento a não mudar o foco do objetivo desta ferramenta.
Gostou? Compartilhe com outras pessoas e nos sigam nas redes sociais. e lembre-se qualquer dúvida entre em contato com a equipe de especialistas da Flexss service e solution