Você conhece os métodos para o sucesso do Gerenciamento de Projetos?
O Gerenciamento de Projetos é essencial para o desenvolvimento de todo e qualquer projeto e permite diversos ganhos financeiros. O trabalho do gerenciador sacramenta tudo que está sendo executado, já que ele supervisiona todos os processos, enquanto preza pela minimização de erros e problemas.
Para que esse gerenciamento seja mais fácil e eficiente, algumas metodologias são utilizadas. Confira agora quais são e o que elas fazem.
Método Cascata ou Waterfall
É bastante indicado para projetos que têm requisitos bem definidos, no qual não são esperadas alterações. Além disso, também é possível usar o modelo cascata quando é preciso fazer adaptações ou aperfeiçoamentos em um produto ou serviço que já existe.
Por isso, no método cascata, tem passos bem previsíveis, quase como um roteiro para ser seguido, com uma abordagem sequencial e sistemática.
Alguns campos que exigem mais conformidade, como a medicina, aviação, processamento de alimentos podem se beneficiar com o modelo cascata, assim como o planejamento, infraestrutura e construção de cidades, como projetos de construção de pontes ou túneis.
Embora não seja uma regra, projetos dessa natureza, normalmente, são desenvolvidos pelo método cascata.
Método Agile
Essa metodologia prevê diversas abordagens como o método ágil FDD, método ágil XP ou método agile Scrum, que usam ciclos incrementais e iterativos.
No ciclo incremental são definidos intervalos de 2 a 4 semanas, para planejar, definir, criar, testar e liberar as entregas. A partir de cada ciclo há uma validação de entrega, na qual é caracterizado o ciclo iterativo.
O principal foco do método agile no é gerar valor ao cliente, com entregas mais rápidas.
A partir do início do projeto são realizadas reuniões diárias, que permitem que a comunicação entre todos os envolvidos — gerentes, desenvolvedores, testadores e clientes sejam mais transparente
Assim, o projeto é desenvolvido em frações, que são testadas e validadas no momento da entrega. A cada entrega há revisões e retrospectivas que garantem aprimoramento contínuo, seguindo necessidades de mercado e as exigências do cliente.
Alguns setores, como o desenvolvimento de software e de novos produtos, estão utilizando muito os métodos ágeis.
Método Lean
A utilização dos conceitos Lean na produção já é uma prática bem conhecida. Porém a sua aplicação no Gerenciamento de Projetos é uma novidade que pode trazer inúmeras vantagens para as empresas.
O enfoque estratégico sobre o gerenciamento de projetos, deve necessariamente encarar o controle dos recursos como parte vital para o sucesso. Neste sentido, a aplicação dos conceitos Lean é um meio para a redução dos desperdícios e aumento da eficiência no uso dos recursos.
O sistema Lean dá um novo enfoque ao uso dos recursos. A necessidade verdadeira de recursos é a necessidade real, natural, aquela resultante de atividades que agregam valor. Todas as outras necessidades, oriundas de atividades que não agregam valor, são na verdade desperdícios.
Gerenciamento de projetos de Lean pode não ser adequado para cada organização, para cada equipe, ou para cada projeto. No entanto, para as empresas com lideranças fortes e um compromisso com a melhoria contínua, esta filosofia oferece uma base sólida sobre a qual construir produtos e serviços de alta qualidade
Existem outros métodos e todos tem o mesmo objetivo em mente. Com eles o sucesso de todas as partes e processos de um projeto são mais fáceis atingidos.
E você, já utilizou alguma ferramenta ou metodologia para gerenciar os projetos de sua empresa ou ainda não sabe qual utilizar?
Entre em contato com nós da Flex Services & Solutions e agende sua consultoria em Gerenciamento de Projetos com um de nossos profissionais.
Whatsapp : (19) 98103-7550