Status report, em linhas gerais, é um documento que tem a função de relatar a situação de um projeto para todos os envolvidos. Esses relatórios devem ter uma frequência constante, já que atualizam as entregas que já foram realizadas naquele prazo.
Além de status report constantes ao longo da execução do projeto, há, também, um status report da entrega final, que inclui a aprovação do produto junto aos envolvidos e responsáveis.
Como esse documento deve sempre manter todos atualizados do progresso e da execução do trabalho, devemos estar atentos a muitas coisas, para que o relatório seja útil. Não existe uma fórmula perfeita, então você deve moldá-lo de acordo com o que você necessita naquele momento.
Mas, você sabe quais são os itens mais relevantes que devem estar presentes em um status report? Fique ligado nessas dicas!
Com exceção dos dados mais importantes e mais frequentes, como os pontos de atenção, os principais riscos, os objetivos do projeto, a relação entre entregas previstas e realizadas, a relação do orçamento previsto e do realizado e o escopo; confira agora algumas dicas que podem deixar seu relatório mais completo e eficaz.
- Informações sempre atualizadas para que seu projeto evolua
- Adequação das estruturas de informação, de cores e de contraste;
- Fluxo de leitura que permita uma boa interpretação dos dados e das informações apresentadas;
- Teste final com o produto antes de colocá-lo em prática;
- Treinamentos antes de apresentar o relatório, para evitar erros;
- Faça pequenas adaptações quando necessário e não tenha medo da mudança.
- Seguindo todas essas dicas de acordo com o que é necessário para o seu projeto e para o seu status report, seu trabalho será um sucesso.
- Ainda precisa de ajuda para montar seus status report? A Flex Services & Solutions está aqui para te ajudar.
- Não perca tempo! Entre em contato conosco.