Um Fato curioso de projetos é que o comprometimento da equipe com o projeto foi considerado fator crítico de sucesso em Gerenciamento de Projetos mais importante, segundo pesquisa sobre o tema realizada através dos anos de experiência da Flex Service & Solutions.
Diante desse resultado, identificamos vários problemas que podem minar o comprometimento da equipe, assim como enumeramos algumas atitudes cotidianas simples na dinâmica do trabalho, que são estimulantes para os colaboradores se sentirem mais motivados e comprometidos. Vamos lá:
Uma equipe desestimulada
São muitos os motivos que podem levar os colaboradores a não ser muito comprometidos com os projetos. Alguns são de personalidade mesmo, perfil, jeito de ser; outros, estão ligados ao ambiente, forma de a equipe se relacionar, estímulo que vem da chefia, etc. Abaixo, citamos alguns:
• Falta de mecanismos motivacionais para maior comprometimento dos membros da equipe do projeto.
• Falta de conhecimento do propósito do que esta sendo realizado.
• Falta de atitudes e ações da empresa para estimular o comprometimento da equipe.
Uma equipe mais engajada
Algumas ações simples, quase naturais no decorrer do trabalho, engajam a equipe no dia a dia e podem fazer muita diferença no sentido de deixar os colaboradores se sentirem mais comprometidos e corresponsáveis. Veja a seguir:
- Comunicar o envolvimento da equipe no projeto o mais cedo possível.
- Compartilhar a importância estratégica do projeto, sua visão, objetivos, metas, prazos, restrições, etc.
- Envolver os membros da equipe na criação e na definição das estratégias do projeto. As pessoas gostam de colaborar e se sentem valorizadas por isso.
- Estabelecer formas de reconhecimento pelos resultados positivos alcançados. Lembre-se que abordagens relacionadas à motivação intrínseca são preferíveis às relacionadas à motivação extrínseca.
- O Gestor do Projeto deve conhecer os membros da sua equipe, suas habilidades e competências, e saber se essas são adequadas às funções exigidas para o projeto, além de garantir que a equipe conheça suas responsabilidades.
- Todos na organização devem cultivar um bom ambiente de trabalho, com bom humor, inclusive, além de comemorar os resultados obtidos, destacando as pequenas e grandes conquistas.
Você já tinha parado para pensar nisso?
Viu como no fundo são coisas práticas que fazem parte do dia a dia da empresa? É só uma questão de alinhar e definir alguns focos paralelos ao trabalho principal.
Curta, compartilhe e comente aqui sua experiência nesse sentido.
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