Já ouviu falar em PMO?
Vem comigo que eu explico, o PMO (Project Management Office) ou até trazendo para nossa tradução “Escritório de Projetos” é responsável por organizar a criação de metodologias para melhor funcionalidade na gestão de projetos.
No PMO existem facilitadores, que darão aos gerentes de projetos metodologias, orientações e ferramentas diferenciadas, um suporte necessário não só para que os projetos iniciem, mas, para que alcancem seu potencial durante todo o período e finalizem com excelência.
Se pensarmos em uma organização empresarial, podemos ter dúvidas de como o PMO se aplicará, mas, existem subdivisões que facilitam a compreensão e sua aplicabilidade:
O PMO pode ter um caráter corporativo, que traz estratégia para aplicação de todos os projetos dentro da companhia.
O PMO pode ser departamental, que direciona determinada área através de um portfólio base para entregas de seus resultados.
O PMO pode ser operacional, que gerencia um projeto exclusivo, sendo este realizado de forma única, ou seja, ao findar o projeto ou mesmo programa deverá ser descontinuado.
De fato, percebemos que o PMO são facilitadores e agentes responsáveis pelo crescimento empresarial, cada um pode ter sua relevância para a empresa, projeto ou mesmo programa, e eles não conflitam entre si, portanto, uma empresa pode utilizar os três tipos e alcançar sucesso na realização das metas almejadas.
De forma bem objetiva podemos te dizer que quanto mais você aplica PMO, mais terá sucesso em seus projetos. É uma maturidade alcançada por meio do Escritório de Projetos.
E por que isso acontece? O PMO tem a incrível tarefa de te ajudar a armazenar todos as métricas dos projetos anteriores, assim, você entende como as boas práticas podem ser aplicadas nos próximos.
As empresas que optam por trabalhar alinhadas ao PMO desfrutam de inúmeros benefícios, por exemplo:
1)Realização de reuniões de acompanhamento de projetos;
2)Elaboração de relatórios e métricas dos projetos;
3)Cumprimento de comunicação interna eficiente (assim toda diretoria fica alinhada ao status dos projetos)
4)Seu escritório pode ser composto por uma ou mais pessoas;
5)Ter espaço físico fixo ou não;
6)Capacitar e dar suporte aos gerentes de projetos;
7)Definir metodologias e auxiliar na definição de prioridades dos projetos;
Ter um PMO caminhando em parceria com a sua empresa é um passo adiante para conquistas e crescimentos.
E você deve estar se perguntando PMO é a mesma coisa que Gerente de Projetos?
Já te adianto, que é comum que na área empresarial exista essa confusão. Mas para você leitor, a dúvida será somente até agora, veja só:
Um Gerente de Projetos controla recursos dentro da organização, coordena os esforços para alcançar os objetivos, elabora as métricas sobre os desempenhos dos projetos, entre outras atividades.
Já um PMO tem a atribuição de otimizar recursos compartilhados entre todos os projetos da empresa, distribui informações consolidadas sobre os projetos que controla, fornece suporte metodológico e as melhores ferramentas para os gerentes de projetos executarem, entre outras atividades.
Apesar de sutis, as diferenças existem e eles se completam para executar um trabalho essencial dentro da organização.
Se essas informações foram uteis para você, não deixe de compartilhar com pelo menos uma pessoa.
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