Maturidade

Em poucas palavras, a Maturidade em Gerenciamento em Projetos é o plano de trabalho e sustentabilidade dos processos de Gerenciamento de Projetos, com medições quantitativa e qualitativa para avaliar o grau de maturidade no momento da aplicação e os pontos de melhoria.

Como há diversas formas de qualificar uma atuação, há também muitos outros Modelos, cabendo a empesa determinar qual se adequará mais a sua empresa, através de uma breve avaliação.

Existem muitos modelos para determinar a Maturidade em Gerenciamento de Projetos, dentre os quais iremos abordar sete modelos mais utilizados, com estas sete abordagens podem atender às necessidades da maioria dos tipos de negócios:

Capability Maturity Model (CMM): determina o nível de maturidade da empresa, baseando-se em duas abordagens para avaliação e melhoria:
– Por etapas, que rastreiam um conjunto específico de processos em toda a organização,
– Contínua, seguindo as capacidades do processo com base nas prioridades de uma organização. Conclui em cinco níveis de maturidade do modelo:
– inicial,
– gerenciado,
– definido,
– gerenciado quantitativamente,
– otimizado.

Modelo de Maturidade de Gerenciamento de Projetos Organizacionais (OPM3): Avalia os níveis de maturidade em projetos, programas e portfólios, usando o conhecimento do guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK®️). Nele, para conduzir as avaliações, são definidas 10 áreas de conhecimento: integração do projeto, tempo, escopo, custo, qualidade, recursos humanos, risco, comunicações, partes interessadas e aquisições. Uma vez a avaliação concluída , o modelo atribui um dos quatro estágios de maturidade: padronizar, medir, controlar e melhorar continuamente.

Project Management Maturity Model (PMMM): Atribuem-se um dos cinco níveis de maturidade para cada área de conhecimento: processo inicial, processo e padrões estruturados, padrões da organização e processo institucionalizado, processo gerenciado e processo de otimização.

• Modelo de maturidade do processo de gerenciamento de projetos de Berkeley: Usa-se a abordagem incremental para melhorar o nível de maturidade de uma empresa. Nele, os gerentes de projeto avaliam os principais processos de gerenciamento de projetos e as características organizacionais, classificando-os em uma escala de maturidade de cinco estágios, que inclui os estágios ad-hoc, definido, gerenciado, integrado e sustentado, sendo aplicável a qualquer setor.

• Gartner Score Diagnostic Family: Fundada em 2014, trata-se de uma coleção de avaliações de maturidade online. Altamente personalizável e adaptável, esse modelo ajuda os gestores a identificar áreas prioritárias de crescimento com base nos objetivos estratégicos de sua empresa.
Suas ferramentas são interativas e intuitivas, revelando quais processos não são desenvolvidos. Isto fornece uma visão geral multifuncional das áreas críticas para o planejamento estratégico.

• Modelo de maturidade de gerenciamento de projetos de Kerzner: este modelo é outro método incremental e define cada um de seus cinco níveis de maturidade pelo foco principal desse estágio: linguagem comum, processo comum, metodologia singular, benchmarking e melhoria contínua. Por exemplo: no nível de processo comum, os gerentes devem trabalhar no projeto e na implementação de processos padronizados e repetíveis, enquanto no nível de melhoria contínua, os gerentes devem se concentrar em monitorar os processos atuais e ajustá-los conforme necessário.

• Modelo de Maturidade de Gerenciamento de Portfólio, Programa e Projeto (P3M3®️): Este modelo fornece uma visão ampla de todos os processos interdependentes de uma empresa para fazer uma análise precisa de avaliação de maturidade. Sua classificação ocorre através de uma escala de cinco estágios e mede a maturidade com base em sete processos principais: governança organizacional, controle de gestão, gestão de benefícios, gestão de riscos, gestão financeira, gestão de recursos e gestão de partes interessadas.

Você que tem uma pequena e média empresa, deve estar se perguntando:

Será que é esta a causa dos atrasos em projetos dentro de minha empresa?
A resposta da pergunta é muito simples: SIM, a falta de direcionamento e maturidade em gerenciamento de projetos é uma das maiores causas de falhas em gerenciamento de projetos.

Qual é o melhor modelo para eu adotar em minha empresa?
A resposta desta pergunta é bem mais complexa, pois, será necessário uma avaliação prévia, no qual será identificado qual modelo melhor se adapta, para isso, chame os especialistas da FlexSS e faça uma avaliação na sua empresa.

O Material, foi enviado no seu e-mail de Cadastro, por favor verifique seu e-mail.


Atenciosamente: Equipe Flex Service & Solutions.