Você sabia que o gerenciamento de projetos pode estar mais presente na sua vida do que você imagina?
Se você procurar o significado dessas duas palavras: Gerenciamento e Projetos, você compreenderá o quanto elas podem ser poderosas quando estão juntas.
Gerenciar é o ato de administrar, ou seja, o responsável (gerente) designa e coordena tarefas de um grupo de pessoas para um determinado trabalho.
Projetos, de acordo com o PMBOK, é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único.
Agora imagine unir o significado e o conceito dessas duas palavras na prática… O resultado é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas de forma organizada com o propósito de atingir um resultado esperado.
Dentro de uma empresa, o gerenciamento de projetos é essencial para garantir bons resultados. Alinhado a uma metodologia, você pode melhorar a qualidade das suas entregas, melhorar o desempenho e atendimento de prazos e orçamento.
Durante o projeto é necessário se atentar a vários pontos, entre eles os mais comuns são: problemas relacionados a comunicação, que podem surgir a qualquer momento, e outros de desvio do escopo inicial.
Marcos Félix – Flexss
Quando um projeto é feito sem metodologia podem existir impactos negativos que são sentidos mais propriamente nas etapas finais, como por exemplo:
- retrabalho e má qualidade do produto final ou entregáveis;
- falta de visibilidade;
- perda de reputação,
- confiança dos times.
Você entendeu a importância da escolha correta de uma metodologia para Gerenciamento de projetos?
Os riscos de um projeto são inúmeros, e é por isso que você precisa escolher muito bem os três principais pilares de projetos, gestor (Pessoas), a Ferramenta (Tecnologia) e a Metodologia (Processo)!
Mas se mesmo assim você tem dúvidas ou dificuldades, não fique preocupado, entre em contato com nós da FLEXSS que temos a solução para ajudá-lo.