Hoje nos posts especiais do mês das ferramentas, iremos falar sobre EAP (Estrutura Analítica de Projeto).
A EAP é uma estrutura em árvore hierárquica, utilizada para evidenciar o que é realmente necessário para a execução do projeto, desmembrando as fases e facilitando a realização das tarefas.
Por meio da EAP serão programadas as atividades do projeto, os custos, o gerenciamento de riscos, a distribuição de tarefas, etc.
A principal regras de elaboração da EAP é a regra do “8 – 80”: o menor nível de trabalho não deve ser inferior a 8 horas e não pode ser maior do que 80 horas.
Se você nunca ouviu fala em EAP, não se assuste, pois pode conhecer a WBS, que é a mesma coisa, esta sigla em inglês significa Work Breakdown Structure, que foi traduzida para o português como EAP – Estrutura Analítica de Projetos.
Então, a WBS ou EAP é uma decomposição hierárquica do escopo total do trabalho que será realizado em um projeto para atingir seus objetivos e criar as entregas necessárias. A ideia é fazer subdivisões do trabalho total em componentes menores, que são mais fáceis de gerenciar.
O objetivo é identificar elementos finais que geram um projeto. Vale lembrar que as “caixas” ou os pacotes da WBS não são atividades, mas sim o produto do trabalho das tarefas, ou seja, são os resultados de várias atividades.
Existem vários softwares que pode orientá-lo na construção (design) do EAP, porem o que será colocado nas caixinhas, é só você que que ira saber, pois para a montagem deste diagrama é necessário ter o escopo do projeto bem definido.
Esta com dúvida ainda, Entre em contato com a FLEX Service e Solutions que iremos auxilia-lo esta fase tão importante do gerenciamento de projetos.
Gostou? Curta, Comente, Compartilhe e Salve…
Ah! E não esqueça de nos Seguir em nossas redes sociais, pois ainda tem muito mais…