Para falar de maturidade em gerenciamento de projetos é necessário descobrir em qual o atual nível de maturidade em gerenciamento de projetos da empresa, em suma o nível de maturidade em gerenciamento de projetos significa a capacidade da empresa em desenvolver projetos de forma sistêmica e com padronização, desta forma, observando as operações que estão com menor índice de erros e imprevistos.
Conhecendo o nível de maturidade de gerenciamento de projetos da empresa e aplicando de planos de ação para melhoria contínua da maturidade, podem ocorrer surpresas como aumento de 40% na maturidade geral do processo, ou seja, uma melhora na eficiência operacional. Isto é, quando as áreas possuírem processos definidos se torna mais fácil para se ter indicadores e fazer medições de eficiência e eficácia e encontrar gaps de melhoria contínua e pontos de equilíbrio.
Para obter uma avaliação imparcial de suas práticas de negócios de gerenciamento é importante realizar uma avaliação formal de maturidade organizacional, incluindo revisões das ferramentas de gerenciamento de projetos já implementadas, entrevistas presenciais com funcionários – chave (Stakeholdes) para identificar as melhores práticas existentes e contribuir com um plano de ação, incluindo as áreas de melhoria.
Os resultados dessa avaliação fornecem a base para um plano de melhoria detalhado, ilustrando soluções rápidas e estratégias que atendem desde o curto prazo ao longo prazo.
Após a avaliação da maturidade em gerenciamentos de projetos inicial e realizada implementação do primeiro plano de ação é importante reavaliar a maturidade de gerenciamento de projetos como um todo, demonstrar novas melhorias e definir um direcionamento para os próximos passos.
Este trabalho é contínuo, pois necessita de reavaliações e correções de rotas, para seguir a estratégia da empresa e também o perfil dos novos colaboradores, direcionando-os para a estratégia da empresa, realizando o alinhamento do planejamento estratégico com o perfil da empresa.
Ao realizar o primeiro perfil de maturidade em gerenciamento de projetos as empresas podem documentar o estado atual e consequentemente avaliar suas melhorias e justificar o valor que o gerenciamento de projetos traz para sua organização.
Por exemplo:
- Um novo processo de gerenciamento de portfólio de projetos em vigor, para que o escritório interno de gerenciamento de projetos possa garantir que seus recursos limitados sejam alocados para os projetos de maior valor — os quais melhor atendem tais requisitos, como objetivos gerais de negócios da organização.
- Uma lista de oportunidades (backlog ou banco de dados mais forte) para abrigar pastas de trabalho divididas por setor funcional pode ser construído, com foco em workshops, reuniões de lições aprendidas em projetos similares e utilizar a comunicação assertiva como forma de compartilhar conhecimento proativamente.
Os exemplos acima são modelos que podem ser medidos para saber se o modelo adotado surgiu o efeito esperado.
Quer saber mais sobre o que é necessário para implantar o Processo de Maturidade em Gerenciamento de Projetos pode ajudar a sua empresa?
Entre em contato conosco da Flex S&S para colaborarmos para sua empresa crescer. Nossa equipe é especialista neste assunto.