analise de risco

A análise de riscos é uma fase importantíssima para os projetos. Porém, Muitos tem nos procurado, com duvidas e frustrações em relação as suas análises de risco, então decidimos fazer um apanhado geral com os 10 erros comuns na análise de riscos dos projetos.

  1. A identificação de riscos é dada como completa sem se conhecer muito sobre o projeto
    Sem ter um conhecimento sobre o projeto, os desejos do cliente e as restrições podem ser esquecidas, resultando em sérios problemas no futuro. Sem o envolvimento das áreas e know-how técnico dos profissionais adequados, o risco se eleva.
  2. A identificação de riscos termina muito cedo
    Ao fazer uma rápida análise de riscos, detalhes cruciais podem ser deixados de lado, tornando uma lista extensa em uma lista breve.
  3. Os riscos identificados são gerais ao invés de específicos
    Ninguém é mágico. Os riscos devem ser identificados com especificidade para que os problemas possam ser consertados e evitados.
  4. Alguns Fatos, são considerados como riscos, mas na verdades eles já são fatos consumados e não riscos;
  5. Categorias completas de riscos não são levadas em conta
    Os riscos relacionados à tecnologia, cultura e marketplace são esquecidos. Mas tome cuidado, esse esquecimento pode resultar em vários problemas sérios para a execução do projeto.
  6. Somente um método é usado para identificar riscos ao invés de uma combinação de métodos.
    Todos os métodos de análise de risco são bem vindos. Uma combinação ajuda a garantir que mais riscos sejam identificados.
  7. A primeira estratégia de resposta de risco identificada é selecionada sem procurar outras opções;
    Como já foi dito item anterior, todos os métodos e estratégias são bem vindos. A discussão de ideias é essencial para que soluções melhores e mais robustas sejam criadas.
  8. Não é dada atenção suficiente aos riscos durante a fase de execução do projeto
    Mudanças no meio do projeto acontecem. Para que a execução seja o mais próximo de perfeita, análises de risco devem ser feitas periodicamente, ou a cada grande alteração.
  9. Os gerentes de projetos não introduzem o gerenciamento de riscos às suas equipes durante a fase de planejamento;
  10. Os contratos são assinados muito tempo antes que os riscos de um projeto sejam discutidos.

Precisando de ajuda? A Flex Services & Solutions está aqui para te atender.
Entre em contato conosco e evite que erros, como os citados acima, arruínem seus projetos

Whatsapp : (19) 98103-7550

O Material, foi enviado no seu e-mail de Cadastro, por favor verifique seu e-mail.


Atenciosamente: Equipe Flex Service & Solutions.