Você tem dúvidas de como implantar a gestão de projetos na sua empresa e por este motivo ainda não implantou?
Não sabe o que está perdendo! A gestão de projetos é um dos aspectos de mais alto impacto e pode ser determinante para o sucesso de uma empresa. Não adianta ter ideias geniais, é preciso ter um bom gerenciamento.
Gestão de projetos consiste em planejar, acompanhar, definir metas, dar suporte ao time de colaboradores, mapear performances e identificar quais são os pontos que podem ser melhorados na condução das tarefas na organização. Mas, até o final deste artigo você entenderá o mais importante, que é, para o que serve o Gerenciamento de Projetos.
O que é Gestão de Projetos?
Primeiramente, para que seus negócios sejam iniciados e prosperem, são necessárias boas ideias. Além disso, e o mais importante, para que eles avancem com segurança e controle, é preciso haver o gerenciamento de projetos.
Porém, é muito importante evitar a perigosa zona de conforto, que induz à perda da capacidade de inovação, fundamental nos dias atuais!
No entanto, empresas de sucesso sabem que a abertura contínua de novos projetos é essencial para manter a competitividade. Consequentemente, também, precisa contar com profissionais que, constantemente, pensem “fora da caixa”.
O que é PMI?
Desde 1997, quando criou seu programa de pesquisa, a entidade se dedica a desenvolver o conhecimento e a formar novos profissionais especializados. O PMI oferece inúmeras certificações, tendo como carro-chefe o que confere o grau de Profissional em Gerenciamento de Projetos (PMP)®.
Dentro de suas diversas frentes de atuação, o PMI desenvolve e atualiza periodicamente o Guia PMBOK®, que pode ser considerado, de certa forma, a bíblia dos profissionais de Gerenciamento de Projetos.
Segundo o PMI, “um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.
Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projetos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são contínuas e repetitivas.”
Qual o papel do Gerente de Projetos?
O gerente de projetos é quem garante que o projeto será concluído e os objetivos, alcançados, e também que define: objetivo geral do projeto, objetivos individuais, cronograma de atividades, responsabilidades e recursos.
Sua principal atribuição é evitar que as falhas inerentes aos processos aconteçam.
Os profissionais de gerenciamento de projetos também precisam adquirir técnicas de apresentação para expor suas ideias de forma clara e bem organizada à sua equipe, além de outras habilidades para ter sucesso na gestão.
Para se ter uma boa gerência de projetos, é importante saber como implantar a gestão de projetos na sua empresa, utilizando uma metodologia consistente em gerenciamento, e que influencie positivamente todos os setores da companhia.
A gestão de projetos, no entanto, é fundamental para empresas que lidam com as constantes oscilações do mercado e, além disso, investir em inovação é investir em projetos.
Portanto, atualmente, quem sabe gerenciar novas frentes de trabalho, certamente, se posiciona à frente da concorrência.
Espero que este artigo o tenha ajudado em suas dúvidas.
Por outro lado, não se preocupe, se mesmo assim você ainda não se sentir seguro para implantar o gerenciamento de projetos em sua empresa, pois, acima de tudo, o mais importante, é que saiba que pode sempre contar conosco da FLEXSS. Entre em contato e saiba como.