Você sabe para que serve a Matriz Gut? Onde utilizada? OU melhor quando utiliza-la? Não se preocupe, estou aqui para auxilia-lo nesta descoberta.
Toda empresa tem diversas questões a serem resolvidas, desde simples atividades até projetos complexos e, muitas vezes, é difícil saber por qual delas começar ou melhor, qual a melhor forma de priorizar.
A matriz GUT é uma ferramenta de priorização que auxilia na tomada de decisão baseada em três critérios: GRAVIDADE, URGÊNCIA e TENDÊNCIA.
A forma de utilização é simples, para cada critérios é atribuído uma nota — de 1 a 5 sendo 1 para menor impacto e 5 para maior impacto — e, ao final, esses valores são multiplicados, resultando na pontuação da GUT.
Depois, basta classificar a lista do maior para o menor número e pronto! A ferramenta de GUT permite classificar e priorizar por ordem de importância, atividades, processos, problemas, projetos e até banco de idéias.
Abaixo iremos ver quais as partes essenciais do GUT.
Gravidade – mede o impacto ou intensidade que o problema pode gerar se não for solucionado. A pontuação da gravidade varia de 1 a 5, conforme a seguinte escala:
- Sem gravidade;
- Pouco grave;
- Grave;
- Muito grave,
- Extremamente grave.
Urgência – está relacionada ao tempo. Quanto mais rápido determinada situação precisa ser resolvida, mais urgente ela é. Portanto, esse é um fator que leva em conta o prazo e a “pressão” para solucionar um problema. A pontuação da urgência varia de 1 a 5, sendo:
- Pode esperar;
- Pouco urgente;
- Urgente, merece atenção no curto prazo;
- Muito urgente;
- Necessidade de ação imediata.
Tendência – diz respeito ao padrão de evolução da situação. Em outras palavras, ela indica se o problema tende a piorar rapidamente ou se deve permanecer estável caso não seja solucionado. A pergunta que pode ser feita é: “se não resolvermos isso hoje, esse problema vai piorar aos poucos ou rapidamente?”. A pontuação da tendência também varia de 1 a 5. O critério é:
- Não mudará;
- Vai piorar em longo prazo;
- Vai piorar em médio prazo;
- Vai piorar em curto prazo;
- Vai piorar rapidamente.
Agora fica a pergunta, como montar a matriz GUT?
Segue um passo a passo que ira te ajudar:
- Liste as iniciativas que você precisa gerenciar e priorizar
- Defina notas para os critérios da GUT
- Multiplique as notas dadas aos critérios da GUT ( GxUXT)
- Elabore o ranking de projetos
- Elabore um plano de ação para resolver os problemas.
A partir da classificação, torna-se possível identificar qual assunto merece ser priorizado. Essa ferramenta foi criada por Charles H. Kepner e Benjamin B. Tregoe, especialistas em resoluções de problemas empresariais. No entanto, mais do que uma metodologia para “apagar incêndios”, a matriz GUT pode ser vista como uma base para tomadas de decisão.
Gostou? Curta, Comente, Compartilhe e Salve, assim saberemos se está gostando dos nossos conteúdos.
Aproveite para Baixar o Modelo de Matriz de GUT no link abaixo
Agora se você quer implantar em sua empresa e não sabe como, entre em contato conosco da FLEXSS.