Em todo projeto, somos bombardeados de informações que podem ou não prejudicar o trabalho que está sendo feito. Esse conjunto de informações é conhecido como riscos.
O Gerenciamento de Riscos de Projeto tem a função de filtrar todos esses ricos, positivos e negativos, e tomar as atitudes necessárias.
No artigo anterior, focamos nas maneiras de aproveitar os riscos de oportunidade. Hoje, iremos te ajudar a lidar com riscos do tipo ameaça.
1. Escalar
Essa técnica é usada quando a ameaça está fora do escopo do projeto, ou quando a solução dele exceda a autoridade do gerente do projeto. Os riscos escalados pela equipe, então, são gerenciados a partir do nível do programa e do portfólio, ou de outra parte relevante.
2. Prevenir
Se você precisa proteger o projeto ou eliminar a ameaça, essa é a sua melhor escolha. Esse método pode ser usado para lidar com ameaças com alta probabilidade de ocorrência e com um grande impacto negativo.
3. Transferir
Como o nome já diz, esse método consiste na transferência de um risco do tipo ameaça para terceiros. Como o trabalho deles será gerenciar o risco e arcar com os impactos gerados caso a ameaça ocorra, há o pagamento de um “prêmio”.
4. Mitigar
Essa técnica tem como foco a mitigação dos riscos, isto é, as ações são realizadas a fim de reduzir a probabilidade de ocorrência da ameaça ou do seu impacto. Vale lembrar que o ato de mitigar antecipadamente trás mais sucesso do que reparar o dano.
5. Aceitar
Mais comumente usada em ameaças de baixa prioridade ou quando não é possível resolver a ameaça com qualquer outra estratégia, o método da aceitação do risco reconhece a existência da ameaça, mas nenhuma ação é tomada.
Agora você já sabe como lidar com os seus riscos do tipo ameaça, né?
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco. O time da Flexss Services & Solutions está sempre disponível para te ajudar!